Após vários meses de conversações e experiências em conjunto, a AOPE – Associação dos Organizadores Profissionais de Eventos, a APOPC – Associação Portuguesa dos Organizadores Profissionais de Congressos e a PACTA – Associação Portuguesa de Empresas de Animação Cultural e Turismo de Natureza e Aventura, tendo em consideração os interesses comuns dos seus associados e a importância de fortalecer e dar visibilidade acrescida aos sectores representados, decidiram constituir uma associação única. Os três presidentes destas associações – João Sacchetti, Helena Weinstein e Ana Barbosa – integraram a primeira direcção da APECATE, respectivamente como Presidente e Vice-Presidentes, ficando igualmente a presidir a cada uma das Secções Especializadas, consagradas na primeira versão dos Estatutos: secção de Eventos, secção de Congressos e secção de Animação Turística.
Publicação do decreto-lei nº 108/2009 de 15 de Maio e da Portaria nº 651/2009 de 15 de Junho, os dois primeiros diplomas para o subsector da Animação Turística concebidos com a participação efectiva da APECATE. Esta publicação foi saudada internamente como o coroamento do esforço associativo, iniciado em 1997 pela PACTA, em prol da criação de um enquadramento jurídico adequado às necessidades dos empresários. Este decreto-lei sofreu alterações significativas em 2013 e em 2015.
Realização do 1º Congresso da APECATE, no Centro de Congressos do Estoril. O 2º Congresso realizou-se em 2014 e marcou o início da periodicidade anual deste fórum empresarial.
Publicação da primeira Carta de Qualidade da APECATE, proposta aos associados como instrumento de auto-regulação e promoção de boas práticas empresariais. Realiza-se o primeiro jantar-debate promovido pela associação.
Publicação, no Catálogo Nacional de Qualificações, da nova qualificação do Técnico/a Especialista em Turismo de Ar Livre, nível 5, e respectivo Curso de Especialização Tecnológica (CET). Esta qualificação e este CET, no que respeita à definição de competências e às unidades de formação da componente tecnológica específica, foram integralmente desenhados por empresários formadores associados da APECATE.
Publicação do Selo de Qualidade da APECATE, certificação sectorial auditada pela empresa SGS. Este Selo, assente na avaliação de requisitos definidos pela Associação, tem como objectivo promover a qualificação das empresas e constituir um critério diferenciador no mercado nacional e internacional.
A Secção de Congressos e a Secção de Eventos decidem fundir-se e criar a actual Secção de Congressos e Eventos.
Realiza-se o primeiro Apecate Day com o objectivo de demonstrar a preparação das empresas associadas para a retoma post-Covid. Correspondendo a uma solicitação de vários anos da APECATE, a Secretária de Estado do Turismo Rita Marques cria o Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Animação Turística, no qual têm assento representantes das várias tutelas relacionadas com este subsector do Turismo (Despacho nº 6951/2020).
